O presidente da Volkswagen, Pablo Di Si, revelou alguns dos próximos planos da marca para o Brasil. Seguindo a tendência de diversas montadoras, a alemã, que já havia sido confirmada no Salão do Automóvel deste ano, em novembro, voltou atrás e agora estuda sua participação.
“O Salão do Automóvel é importantíssimo para a indústria, mas da forma que está sendo feito hoje não é interessante para a Volkswagen. Acreditamos, assim como a Anfavea, que esse formato precisa mudar”, afirmou Di Si.
Além de deixar esse mistério no ar, o executivo disse que o Nivus, crossover baseado no Polo, será lançado no país em cerca de dois meses — provavelmente no início de maio.
Segundo ele, o modelo usará motores da família EA211 (composta pelo 1.6 MSI de quatro cilindros e o 1.0 TSI de três cilindros), mas a oferta deverá ser mais enxuta. É provável que o Nivus adote apenas o três cilindros, mais eficiente e forte que o 1.6. O câmbio será manual ou automático.
Fabricado em São Bernardo do Campo (SP), o crossover deve ter a mesma distância entre-eixos do Polo, de 2,55 m – 10 cm a menos que a variante MQB usada no T-Cross. Isso permitirá que o modelo fique na faixa de R$ 80 mil e não canibalize as vendas do irmão maior.
Outra confirmação feita por Di Si é que o SUV Tarek (o nome ainda não foi confirmado; a VW trata o carro internamente como “projeto Tarek”) começa a ser produzido na Argentina no fim deste ano e chega ao mercado brasileiro em 2021.
Além de Tarek, outra alcunha é especulada para o modelo: Taos, registrado pela marca no Brasil em maio do ano passado. Na China, o SUV, concorrente do Jeep Compass, é chamado de Tharu .
Fonte: https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2020/02/volkswagen-repensa-sua-participacao-no-salao-do-automovel-nivus-chega-em-maio.html